TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
Com o grande avanço da tecnologia, e com as grandes transformações que ela trouxe - transformações sociais, econômicas, culturais e de comunicação- é cada vez mais importante fazer o uso dessa ferramenta no meio escolar. Através dela é possível fazer com que os alunos se tornem aptos a utilizar esses recursos para melhor beneficiar a sua aprendizagem. Antes disso fala-se em alfabetização tecnológica dos docentes e alunos e também o quanto professor pode aproveitar a tecnologia nas suas práticas pedagógicas.
Essa alfabetização tecnológica diz de algo que torna o professor uma pessoa aberta e ciente das transformações que os novos meios de comunicação trouxeram. Como bem dita no livro Alfabetização Tecnológica do Professor (2004), essa alfabetização leva a interpretação e ação crítica da educação junto às novas tecnologias e formas de comunicação. A partir disso o professor pode passar aos seus alunos como melhor utilizar essa ferramenta, levando-os a uma socialização e inclusão nos meios tecnológicos.
Para que isso ocorra, entra nesse contexto outro campo a ser pensado que é a Tecnologia Educacional (TE) que teve início nos anos sessenta com o ensino tecnicista, que visava qualificar mão-de-obra para o desempenho das funções cada vez mais exigentes do mercado de trabalho. Dessa forma, pode-se dizer que essa Tecnologia Educacional é algo que centra no desenvolvimento do homem em meio às novas transformações tecnológicas, utilizando ferramentas para auxiliar e tornar a aprendizagem mais efetiva.
Assim, parte da iniciativa do professor analisar e inserir na sua prática os diversos meios de comunicação, tornando o aluno um pessoa critica, que saiba utilizar e dominar esses meios, transformando-o assim em um cidadão capaz de compreender e manusear essas tecnologias em seu dia-a-dia, tanto na escola como no trabalho e na sociedade.